Translate

2 de maio de 2011

Passo a passo da Saia longa com estampa animal print, modelo 1/4 de godê ou godê simples

Olá!!!!
Dessa vez venho mostrar uma saia longa. Modelo 1/4 de godê ou godê simples. O molde fiz de acordo com as instruções do livro Modelagem Industrial Brasileira, página 181.
Usei 3 metros de crepe estampado (animal print mais listras) 100% Poliéster
um zíper invisível 20cm.

Para fazer o molde dessa saia é necessário medir a circunferência da cintura, dividir o valor da cintura por 3,14(π) e multiplicar por 2.
Cintura : 3,14 x 2 = Raio AB
O resultado dessa conta matemática será o valor do raio AB das instruções abaixo da página do livro:

Abaixo estão os moldes (saia e cós). Em cima da saia está o livro o qual citei acima. Coloquei o livro e a régua para deixar os moldes abertos, pois as folhas de papel craft estavam enroladas, aí deu um pouquinho de trabalho na hora de deixá-los retinhos para tirar foto.

Posicionei o molde como mostra imagem abaixo e cortei

Passei zig zag nas laterais e na barra. Coloquei direito sobre direito da saia e fiz uma costura na lateral que ficaria do meu lado esquerdo e coloquei o zíper do lado direito pois como sou destra, acho mais fácil para abrí-lo e fechá-lo.

Cortei o cós 4 vezes no tecido, assim como mostra a imagem abaixo

Cortei o cós 2 vezes na entretela a colei no tecido com o auxílio do ferro de passar.

 Coloquei direito sobre direito e costurei a dupla de cós com a entretela e a dupla de cós sem entretela e ficou como a primeira imagem abaixo.
Depois coloquei direito do cós com entretela sobre direito do cós sem entretela e costurei como indicado na segunda imagem.

O cós ficará como imagem abaixo

Costurei o cós na saia.

Costurei a lateral direita deixando abertura para pregar o zíper.
Coloquei o zíper com auxílio do alfinete para marcar até onde iria costurar.

Alinhavei o zíper e depois costurei.

Depois que o zíper foi costurado, foi a hora de arrematar o cós. Virei o cós para o direito como mostra a primeira imagem abaixo. Desvirei e embuti o cós como mostra a segunda imagem e costurei.

A primeira imagem mostra o cós pronto, esqueci alguns alfinetes na hora de tirar a foto, mas tudo bem!. rs....
Na Segunda imagem mostra que fiz uma barra simples.

Prontinhoooooooo!!!
Eu com minha saia longa!!!

O próximo passo a passo será o vestido que estava nos meus planos e que a Maria Eduarda sugeriu!!!
Bjim!!! 

197 comentários:

  1. Maria Eduarda - Tambaú/Sp2 de maio de 2011 às 12:16

    Florrrr... adoreiii amo tecido de oncinha .. ficou mara ... super atual essa saia .. linda linda .. ah e obrigada por ter lembrado do meu pedido ^^ rsrs ... bjinhos otima semana

    ResponderExcluir
  2. What fabulous fabric to do that with! Great skirt!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Eduarda!!!!! obrigada!!!!
    por nada, próximo post de passo a passo será o vestido!!!hehehe
    Ótima semana pra ti tbém!!!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  4. Thanks McVal!
    I love your visit!
    kisses!

    ResponderExcluir
  5. Maria Eduarda - Tambaú/Sp2 de maio de 2011 às 14:29

    Bruna, qual a função da entretela ?? bj

    ResponderExcluir
  6. Maria Eduarda, a entretela serve para reforçar e estruturar!
    tem um glossário de moda online que é muito bom para algumas dúvidas que vc tiver que é esse: http://www.usefashion.com/glossario/
    Ah...mas faça sempre isso!!!qdo vc tiver alguma dúvida pode perguntar!!!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  7. liiinda saia ,
    ainda mais que é super tendencia - a saia longa e a estampa de oncinha .
    bjjs

    http://laisborgess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ualll, ficou maravilhosa!!!
    Só de olhar o passo a passo já me perdi, parece ser muuuuito difícil! Mas um dia eu aprendo! hehe

    Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  9. nossa que saia mais linda!! adorei

    coisasdemoretti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. SO cool!!! You are really talented, I wish I could do the same with my ten fingers^^

    ResponderExcluir
  11. mas uma vez simples e linda...parabéns ...abraço

    Jubi

    ResponderExcluir
  12. fantastic work!!
    the skirt is lovely!!

    ResponderExcluir
  13. que é super divertido com a moda! Eu também gosto de costurar e design! Espero que vamos visitar um ao outro em blogs
    beijos
    (Erros do tradutor do Google =
    sorry!)

    ResponderExcluir
  14. Obrigada meninas!!!!
    hoje estive fora o dia todo e acabou que agora tenho que agradecer vcs por atacado!!!rs........
    bjim a todas vcs!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ai que linda!!!
    Faz uma igualzinha pra mim?!?
    Passe lá no Suspiro que tem um Desapego Fashion rolando! Imperdível!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Tatty!!!obrigada!!! Fico muito feliz em saber disso! Então.......,se o pedido for sério mesmo, entre em contato comigo via email pra gente negociar!!!hehehe!!!
    meu email: brunecacris@yahoo.com.br
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  17. FICOU LINDA A SUA SAIA!!!! E VC TAMBÉM GOSTOU? É QUE EU FIZ UMA GODE MIDI E ACABEI ACHANDO QUE FIQUEI GORDA COM ELA E OLHA QUE ELEA É PRETA, QUERIA FAZER UMA LONGA MAS ESTOU RECEIOSA EM ACHAR QUE NÃO GOSTAREI.
    BEIJÃO
    APRENDIZDECOSTURA

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Cíntia!
    que legal, vc tbém fez uma! depois quero ver!
    eu adorei minha saia!
    Pelo fato dela ser longa e ser meio linha A alongada e do tecido ser leve, achei que a parte do quadril não ficou volumosa deixando o volume mais para a parte dos pés! tbém tive o cuidado de não deixar pedaços da camisa fazendo volume! eu escondi as sobras da camisa por dentro da saia, mas por baixo do cinto pq ele tem elástico atrás e deixei mais apertadinho para segurar o volume!
    Tudo bem que a blusa poderia ter sido mais sequinha e numa cor mais escura que o efeito seria mais emagrecedor! rs......
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, que lindo seu trabalho! Parabéns pelas lindas criações! Gostei muito do seu blog e já estou seguindo :)
    Adoraria que vc visitasse o meu e me seguisse tb...rsrs como minha amiga blogueira!

    Super beijo,
    Michelle.
    http://dailycatwalk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Michelle!!!
    Claro! adorei!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa Bruna! Eu amei! Adorei o tutorial, perfeito! Nossa teu post casou muito com o meu de hoje, ehehe.Vou querer fazer esta saia tbém, heheh!
    Uma ótima noite para vc!
    Beijos
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  22. Que legal hein!!!! fico muito feliz por vc ter gostado Obrigada Susie!!!!
    Ótima noite pra ti tbém!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  23. Ficou lindo, adorei *-*
    Mais não tenhoum pingo de habilidades com alfinetes e maquinas de costura 'rs

    Beijos.
    www.blogpalomaveras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Paloma!!!!ah.....sério?
    bjim!!!!

    ResponderExcluir
  25. ameei a dica! a saia ficou linda!
    estou seguindo, beijos flor

    segredosdeegarota.blogspot.com
    @bruunacosta

    ResponderExcluir
  26. Amei, flor! E fica maravilhosa...
    Pena que o meu dom não é a costura! Rs..

    Beijos.

    www.consumisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. ai que linda que ficou a saia
    vc arrasa na costura, heim?
    beijos mil

    ResponderExcluir
  28. Adorei o seu cantinho e já estou seguindo aqui!
    Me visita?
    SE quiser seguir de volta vou adorar!

    Um beijo! ♥

    ResponderExcluir
  29. Oi Luíza!!!
    ah...imagina!!!agradeço pelo carinho!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Yasmim!!!
    Muito Obrigada!
    Claro!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
    Enorme bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Lili!!claro!!!sucesso pra ti tbém!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  33. A saia ficou LINDA!!!
    Amei o passo a passo... vi uma saia linda, parecida com essa, na Espaço Fashion e estava uma pequena fortuna rs.

    Beijos, julinha
    www.julinhaelily.com

    ResponderExcluir
  34. Obrigada Julinha!!!
    Sério? por quanto?
    Se vc quiser a gente negocia e eu faço uma pra você!
    qualquer coisa entre em contato pelo meu email que está no meu perfil do blog.
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Bru,

    Estava R$ 299,00 na Espaço Fashion rs.
    Mas agora as finanças estão em baixa... muita coisa para pagar no cartão.
    Conforme for entro em contato com você depois =)

    Beijos Julinha
    www.julinhaelily.com

    ResponderExcluir
  36. Nossa!, tá bem cara hein?!!!
    A minha sai bem em conta se for comparada a um valor desses!!!
    Ok Julinha, precisando estou por aqui!!!hehehe
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei seu espaço e também o passo a passo.

    Já sou sua seguidora!
    http://www.danisnaweb.com

    ResponderExcluir
  38. maravilhosa saia,vc,ideia rsrsr amei parabens :)

    ResponderExcluir
  39. Obrigada Meninas!!!!!Adorei o comentário de vcs!!!Dani e Thiane!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  40. Lindonaaa vim retribuir
    a visita e dizer seguinndooo
    pq eu amei essa dica!!!
    prefito mandar fazer sabia?
    Fica bem a nossa cara!!!
    Bjooo
    www.abonecadomomo.com

    ResponderExcluir
  41. oiee!
    adorei a saia, ficou bem elegante! :)
    passei para conhecer seu blog e ja estou seguindo, me segue tb?
    bjos
    nathy
    www.nathybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Nathy!!!
    muito obrigada!!
    Claro!!
    BJim!!!

    ResponderExcluir
  43. nossa ficou lindaaaaaaaa sua saia maninha amei .... que show, vc está cada dia melhor nas suas criações meus parabéns!!!! vc é muito talentosa... mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
  44. Oi Nana!!!!obrigada maninha!!!!depois quero ver os seus tbém!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Bruna, posso usar um tecido de viscose? Se sim, qnts metros devo comprar? Ah ficou lindaa! Beijo.

    ResponderExcluir
  46. Pode fazer com viscose sim!!!!geralmente são 3 metros de tecido. Qualquer coisa se vc quiser aproveitar o máximo de tecido, fala pra quem te atender na loja que vc quer fazer uma saia godê simples e eles fazem medida em vc e orientam a quantidade certinha!!!
    obrigada por comentar!!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Eu queria saber como você fez para cortar o lado da saia que foi o que eu naum entendi meu e-mail é aninha_cdjesus@hotmail.com me responda o mais rápido posível por favor

    ResponderExcluir
  48. Oi Carol!!!!
    não sei se entendi a sua dúvida, mas é o mesmo molde para a frente e para as costas!!!
    estarei respondendo por email caso vc tenha alguma duvida específica!!!!
    obrigada pela visita e pelo comentário!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Bruna!!!
    Amei seu blog!!!É a minha primeira visita e espero de muitas por aqui!!!
    Queria saber qual o tamanho desse molde que vc fez da saia e dependendo do tamanho,como faço pra aumentar(digamos,para o tam.44).
    Estava procurando por moldes de saia longa e a sua foi a mais linda e bem explicada que encontrei!!
    Queria saber tbm se é possivel fazer essa saia à mão,pois infelizmente não tenho máquina de costura(ao menos ainda não)....e qual o nível de dificuldade tbm.
    Bjus mil!!!

    ResponderExcluir
  50. Oi Karen!!!!
    amei o comentário!!!!fico muito feliz por isso!!!!
    seja bem vinda sempre!!!
    o molde da minha saia, acredito que tenha ficado no tamanho 40, pois medi a cintura, dividi pelo valor do Pí=3,14 (não conseguí encontar a sigla no meu pc, rs.....) e multipliquei por 2 e achei o valor do raio.
    então fica assim: circunferência da cintura dividido por 3,14 e multiplicado por 2 é igual ao raio (valor de AB).
    com valores: suponhamos que a cintura seja 90cm
    então fica assim: 90 : 3,14 x 2= 57,3 (valor do raio para AB)
    então o valor para AB como ensina na página do livro que escaneei é o resultado dessa conta matemática. Esqueci de colocar isso no post.
    É possível fazer a saia à mão sim!!!!
    A saia é bem simples!!!diria que a dificuldade está mais nesse cós que eu fiz, mas se vc optar por um cós elástico vc diminui essa dificuldade!!!
    se vc tem uma noção básica de costura essa saia é simples!!!

    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  51. muito obrigada Marina!!!!
    faça sim!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  52. Eiii
    Adorei a dica!
    Para eu fazer com elástico tenho que aumentar o cós??
    Obrigada,
    beijos

    ResponderExcluir
  53. Oi NA!!!!
    eu estava respondendo sua pergunta, depois aprovei sem querer, aí depois o pc travou......ixi foi uma loucura!!!!!rs.....

    no caso de um cós separado da saia é bom aumentá-lo. Se vc quiser comprar um cós elástico que já vem pronto para aplicar é mais fácil ainda, mas se vc quiser apenas dobrar a parte da cintura da saia transformando em um cós, fazendo tipo um túnel para passar o elástico tbém pode (nesse caso, fechar uma das laterais e depois fazer o tunel pra passar o elástico, depois de passá-lo, fechar a outra lateral e aí fazer a barra). Vê direitinho se a largura da cintura da saia vai ficar confortável, pois pode ser o caso de ter que aumentar alguns centímentros na cintura da saia antes de cortar.
    Obrigada bjim!!!!

    ResponderExcluir
  54. Eiii obrigada!! Aumentei a cintura,,,deixei o pano de molho hoje porque fiquei com medo de encolher,,,já cortei e deixei uma folga para caso isso ocorra,,, eu comprei 3,60m de pano mas não consegui fazer exatamente igual o molde,,,ela ficará com menos pano nas laterais,,, não consegui fazer um angulo reto, ai medi o tamanho da cintura de acordo com o cálculo que você ensinou e coloquei o tamanho que deu do pano... amanhã vou costurar!! obrigada!!! beijos

    ResponderExcluir
  55. Oi NA.......foi por conta da largura do tecido né????
    tem uns tecidos que não são tão largos o suficiente de largura, aí na hora de cortar, nas laterais fica faltando para completar o angulo dependendo o comprimento!!!!Deve ser isso que vc estava tentando me dizer, mas eu não tinha entendido!!!!
    fico feliz q vc tenha conseguido!!!! quando vc terminar me diga como ficou!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  56. Isso, foi sim que eu queria falar...
    Quase terminei ela ontem,,,falta só dar um acabamento onde tem o elástico,,,eu não consegui um pano com caimento igual ao seu...o meu eh estampado de flor laranja,,,achei melhor comprar um pano mais barato porque nunca tinha feito uma saia...mas ficou ótima!!! Como ela está com menos pano não deu muita diferença o pano ser mais grossinho,,,,
    Você sabe que tecido é esse dessa saia azul da grazi?? http://www.garotasestupidas.com/grazi-na-marisa/ eu achei muito linda!!!

    Muito obrigada!!!!!!!!!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  57. Oi NA!!!
    óh q legal!!!!
    Tá certo, é melhor mesmo comprar um tecido mais barato para treinar.
    q bom q vc gostou!!!!fico feliz!!!hum.....interessante!!!!!
    Sobre a saia da Grazi é muito linda né!! e na cor azul klein, o tecido se parece com um crepe acetinado. Acho que ela ficaria legal tbém numa viscose!!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  58. Olá Bruna!
    Achei um arraso a saia... e já comecei a fazer o molde da minha. Só queria tirar uma dúvida: o molde do cós vc faz com base na linha da cintura? É que fiz o molde da minha considerando a altura total. Agora, não sei como faço para não ficar comprida demais: se tiro da cintura ou tiro da barra. Tenho medo de tirar do lugar errado e a saia não ficar boa. Me ajude, please!

    ResponderExcluir
  59. Eu fiz o cós me baseando pela cintura!!!
    coloquei o papel por baixo e passei a carretilha copiando o contorno da cintura e deixando a largura que queria que ficasse o cós, contando com a costura.
    se vc achar que a saia vai ficar muito comprida, vc tira na barra, pq se vc tirar na cintura, ela vai ficar bem maior!!!
    Aguardarei o resultado!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  60. Oi Bruna to com uma duvida cruel...esse molde pode ser usado com viscolycra...to achando que vai ficar muito pesada...vc tem outro tipo de molde para saia longa de viscolycra.

    beijinhos

    Cintia Agnes
    http://comnossoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Oi Bruna!

    Escrevi recentemente, perguntando sobre como tirar o excesso de comprimento. Só queria te dizer que deu tudo certo e já estou com a minha saia longa de viscose (como sou iniciante, fiz num tecido mais baratinho). Ficou super linda! Obrigadão! Boas Férias! Estou de olho no seu Blog e quando tiver algo fácil para costurar no Blog, vou me aventurar novamente, pois estou gostando muito. Ahh, só para vc sabe: meu nome é Vivi e sou de Santa Catarina. Beijos!

    ResponderExcluir
  62. Olá Bruna, amei o passo a passo. Veja a saia que a Grazi está usando, você que tecido é?

    http://manequim.abril.com.br/moda/reportagem/cor-azul-klein-e-sucesso-nesta-temporada-640027.shtml#p0

    Obrigada Poliana BH

    ResponderExcluir
  63. Olá Bruna, amei o passo a passo. Veja a saia que a Grazi está usando, você que tecido é?

    http://manequim.abril.com.br/moda/reportagem/cor-azul-klein-e-sucesso-nesta-temporada-640027.shtml#p0

    Obrigada Poliana BH

    ResponderExcluir
  64. Oi Cintia!!!
    Ainda nao testei esse molde na viscolycra, mas acredito que pode ficar legal, mas ficará um pouco pesada sim.
    nao tenho para a viscolycra mas vc pode fazer um molde linha A parecido com o exemplo desse PAP que fiz aqui: http://munamo.blogspot.com/2011/08/passo-passo-do-vestido-tomara-que-caia.html
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  65. Oi Vivi!!!
    fico muito feliz por ter dado certo e por minhas dicas terem te ajudado. Espero fazer mais peças fáceis!!!
    muito obrigada mesmo de coração!!!!
    vou aguardar mais visitas suas e comentários pelo blog!!!
    até a próxima!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  66. Oi Poliana!!!
    já respondi a essa pergunta nos comentários acima. Se parece com crepe acetinado, mas ficaria legal numa viscose. Depois descobri que ao invés de saia, na verdade é uma calça palazzo: http://achadosdabelusca.blogspot.com/2011/05/para-se-inspirar-calca-palazzo.html
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  67. Olá que bom que respondeu!!! Depois que eu postei a pergunta realmente eu vi a resposta e tb descobri que era uma calça.
    Eu queria saber qual o comprimento dessa saia que você fez. Acho que vou tentar fazer uma :)
    Obrigada!! Poliana

    ResponderExcluir
  68. Amei!

    Janaína Regina - Mimarte Ateliê
    www.mimartecomcarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  69. oi

    qual a altura do cós?

    grata,

    ResponderExcluir
  70. Oi Poliana!!!
    a saia tem o total de 114m
    Q bom, faça sim. Depois me conte como ficou!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  71. O cós tem 3cm de altura. Quando cortá-lo, deixe 2cm a mais por conta das costuras.
    até logo!!!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  72. oi, estou tentando fazer essa saia e estou com muita dificuldade para fazer o cós, não estou entendendo como pregar ele na saia, entendi apenas até a parte que você costura o com entretela com o sem entretela, não entendi a aplicação dele na saia. é a primeira vez que estou tentando costurar algo, estou adorando seu blog, muito bom o passo-a-passo.

    ResponderExcluir
  73. Oi Fernanda!!!!
    então....eu costuro a parte do cós que está com entretela na cintura da saia. Os pontos em vermelho é a indicação de onde vc vai costurar. Seguindo o passo a passo vc só vai virar a parte do cós sem entretela prendendo com alfinetes e costurando, depois que vc tiver colocado o zíper!!!
    nao sei se expliquei bem, mas qualquer dúvida, pode perguntar que assim que puder respondo!!!
    Agradeço pela visita e comentário!!!
    até logo!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  74. oi não te conheço mas amei sua ideia, é meio difícil achar costura passo a passo, obrigada

    ResponderExcluir
  75. Por nada!!!
    fico feliz pelo elogio!!!
    Obrigada!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  76. Olá meu nome é Ana Caroline, eu queria que vocês me desse mais detalhes de como fazer o molde, as medidas laterais entre outras coisas. Pr Favor me mande a resposta, meu e-mail é anacarolineox@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  77. Olá meu nome é Ana Caroline, eu queria que vocês me desse mais detalhes de como fazer o molde, as medidas laterais entre outras coisas. Pr Favor me mande a resposta, meu e-mail é anacarolineox@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  78. Oi Carol!!!
    as laterais são a medida do comprimento da saia. O comprimento da saia é o segmento BC onde é colocado o valor desejado por vc!!!vc pode fazê-la curta ou longa. Vc que vai definir. No meu caso ela ficou com 1.14m (um metro e quatorze centímetros). Peguei a fita métrica e coloquei na minha lateral medindo o comprimento da cintura até os pés e deixei uns 2 cm mais ou menos pra fazer a bainha/barra da saia.
    espero ter ajudado!!!
    obrigada pela visita e comentário!!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  79. Olá, Bruna!
    Adorei a saia, vou tentar fazer (mas minha mãe vai me ajudar! hehe!)
    Será que fica ruim se for com um pano mais molinho, que precise de forro?
    Comprei um xadrez, desses que se usa para fazer batas (não sei se sabe qual é), e é muito transparente... então, não sei se vai dar!
    Espero conseguir!
    muito obrigada! Bjim! Carol

    ResponderExcluir
  80. Olá, Bruna!
    Amei a saia! Será que fica ruim com um pano mais molinho?? Comprei um xadrez, desses que se usa pra fazer batas (não sei se sabe qual é!)
    e, como é um pouco transparente, vai precisar de forro... acha que fica ruim???
    Obrigada!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  81. Olá Ambígua!!!
    Q bom que vc pode contar com a ajuda da sua mãe!!!aproveite mesmo para fazer!!!
    Vc disse tecido transparente e molinho)...então,....essa saia fica muito bem em tecidos que tem caimento. No caso de ser transparente é interessante vc colocar algum tipo de forro, se vc não quiser, ele nao precisa ser do mesmo tamanho da saia, tipo as que estão na moda no momento que são longas transparentes e com o forro bem mais curto:
    achei uma saia que a marca Filhas de Gaia fez que se encaixa mais ou menos no que entendi na descrição da saia que vc quer.
    nesse link: http://galpaodeestilo.files.wordpress.com/2011/06/img_0044.jpg

    tem alguns tecidos que se encaixam mais ou menos nessa característica tipo: musseline, chiffon, chiffon de seda, tem alguns crepes transparentes tbém e etc!!!!
    É bom vc perguntar o nome do tecido e a composição se não estiver disponível nos estandes da loja, que geralmente os vendedores sabem, pois hoje em dia há tantas variações dentro de uma mesma família de tecidos que dão texturas e efeitos bem diferentes e por conta de muitas misturas de diferentes fibras que a indústria têxtil consegue fazer, vai ampliando ainda mais a gama de opções de nomes de tecidos!!!
    espero ter ajudado!!!
    agradeço pela visita e comentário!!!
    sempre que precisar é só comentar!!!rs.....
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  82. Olá querida!!!! Estava vasculhando a internet procurando idéias para fazer minha saia longa com um tecido floral que eu comprei. Aí eu descobri seu blog e adorei!!! Vou estar sempre por aqui!! Ficou linda a sua saia, eu vou fazer uma dessas também. Beijos!!! Márcia http://coisabasicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  83. Oi Marcia!!!!
    fico feliz em saber disso!!!
    depois diga como ficou!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  84. Oi Bruna! Ficou linda esta saia, estou fazendo uma igual mas tenho uma dúvida: para costurar a parte do cós do lado de dentro(avesso) você fez com a máquina ou a mão? porque se costurar com a máquina vai aparecer do lado direito não vai? Desde já agradeço sua atenção. Danielle - SC

    ResponderExcluir
  85. Ameiiiiiiiiiii, vc é o máximo nossa ajudou muito fiquei muito feliz em te encontrar, vou sempre tomar aula com vc continue postando coisas assim,parabéns que Deus te abençoe SEMPRE!

    ResponderExcluir
  86. Danielle,
    eu costurei o cós na máquina é um pouco complicadinho, mas se vc quiser pode fazer à mão.
    No caso da máquina, tem que arrumar com paciencia pra ficar igualzinho tanto a parte de dentro do cós quanto a parte de fora, só que vc costura a parte de fora e não a de dentro, pq se acontecer algum erro e vc nao quiser desmanchar o erro vai ficar para dentro e do lado de fora fica certinho.
    desde já agradeço!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  87. Oi Renata!!
    nossaaaaaa como fico feliz em saber disso!!!
    muitíssimo obrigada!!!!
    fique sempre à vontade!!!!
    amém!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  88. OI... Acho lindo seus modelos... tbm adoro moda, e tudo que envolve arte e criações!
    Boa sorte e sucesso
    Arlane Cavalcante

    ResponderExcluir
  89. Muitíssimo obrigada Ariane!!!
    Espero vc sempre por aqui!!
    Bjim!!

    ResponderExcluir
  90. Oi Bruna!!
    Adorei seu pap, muito bem explicadinho! Vc é muito generosa!
    Eu nunca costurei roupa, faço patchwork, mas morro de vontade de fazer uma saia pra mim. Assino a Manequim mas nunca consigo entender direitinho as explicações, rsrs.
    Entendi bem a fórmula pra fazer o molde, bem bacana! No seu caso, sua saia ficou com cintura alta, né? Se eu quiser fazer com uma cintura mais baixa, eu tenho que pegar a medida da cintura exatamente onde vou querer que a saia fique, né? E a minha dúvida é: esse molde tem as medidas certinhas, e na hora de riscar e corta eu preciso deixar margens de costura, ou já tá considerando as margens de costura no molde?
    Beijos e muito obrigada!
    Vivi

    ResponderExcluir
  91. Oi Vivi!!!!
    muito obrigada!!!Adorei o recadinho!!!!
    Pois é.....faça sim!!!!é isso mesmo!!!
    costuma ter as medidas certinhas, mas eu costumo acrescentar de 1 a 2cm a mais para costura!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  92. Oi Bruna, parabéns pelas coisas lindas q vc faz e é humilde em ensinar...fiz um curso de modelagem e estou fazendo algumas coisinhas...inclusive fizemos uma versão do seu bolero tridimensional, porém no veludo forrado com cetim...ficou show, obrigada por dividir...rsss mas a dona flá, cortou...alianhavou e não me trouxe até hj, para costurar (pois ela não tem máquina de costura)rsss e vou fazer esta saia de paetê para minha sobrinha, é a cara dela...depois de pronta eu tiro fotos ( do bolero tb) e envio no seu e-mail...bjs e mais sucesso ainda!!!

    ResponderExcluir
  93. Oi Aline!!!
    que legal hein!!!!adorei saber!!!
    hehehe
    faça sim ela vai adorar!!!!
    vou ficar aguardando então as fotos!!!
    Obrigadão!!!Agradeço de coração!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  94. Queria passo a passo de saia de babado

    ResponderExcluir
  95. Oi!!!Eu por enquanto não farei esse modelo pois não fica legal em mim, mas tem esse link de um vídeo que dá uma idéia de como vc pode fazer!!!!
    http://www.mundofox.com.br/br/videos/atelier-doce-infancia/saia-com-babados/85498156001/
    Espero ter ajudado!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  96. Oi Bruna,
    Ótimo seu blog =D
    Se fosse um vestido tomara que caia godê, como seria o cálculo do raio??

    ResponderExcluir
  97. Oi!!!!
    obrigada!!!!
    Vc pode fazer o mesmo cálculo pq o cálculo foi feito usando como referência a cintura, mas é o cálculo da circunferência de onde vc quer que a saia fique, Vc mede a circunferência de onde vc quer que a saia do vestido fique. No caso do tomara que caia, vc pode medir a circunferência abaixo do busto, onde vc deseja fazer a junção das peças e proceder com o cálculo!!!
    Espero que eu tenha conseguido fazer vc entender!!!!
    Depois me conte o processo!!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  98. Olá!! Adorei! Começei a fazer um curso de corte, costura e modelagem e vou copiar sua saia! Posso?!!

    ResponderExcluir
  99. Parabéns pelo blog! Adoro moda e comecei um curso de modelagem e costura a pouco tempo, posso copiar sua saia?! Está linda!!!

    ResponderExcluir
  100. Olá...
    sua saia ficou linda!
    Parabéns..
    agora uma dúvida...não sei, talvez eu não entendi direito..rs
    estou querendo costurar uma pra mim..
    e pelo o que você falou..
    ela é de costurar dos dois lados..
    enfim..
    a minha soma foi..
    61:3,14=19....
    19.....x2=38......
    tudo bem..aí fiz o molde com essa medida...lá em cima..tals..
    e quando eu coloque o pano...deu para roda-lo em toda a minha cintura...e ficaria uma costura só na parte de trás..entendeu...??
    vi q usou 3 metros de pano..
    entendi..então vc cortou ela duas vezes...e foi apertando mais na cintura..ou esse cauculo deu certinho..hehe
    ai q confusão né?! rs
    espero que entenda...
    pq eu leio, releio....mas sempre acaba dando isso..rsrs
    me ajude..please.
    Besos!
    Damaris Targa

    ResponderExcluir
  101. Oi Rafaela!!!!
    q ótimo!!!!CLARO q pode!!!!Fique à vontade!!!!
    muitíssimo obrigada!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  102. Oi Damaris!!!
    vc fez o calculo certinho!!!mas vc deverá cortar o molde tanto no papel quanto no tecido estando eles abertos, para ficar com duas costuras nas laterais, sendo uma delas fechada com zíper. Agora se
    vc cortou com o tecido dobrado, deixando apenas uma abertura para fazer a costura de fechamento, aí no caso vc caiu na técnica usada para fazer a saia de 2/4 (dois quartos) ou meio godê e aí ao invés de vc trabalhar com a medida de AB com raio de 38cm vc trabalhará com o valor do raio de 19,4cm
    Vê se foi isso que vc fez e depois me responda se vc entendeu!!!
    Qualquer coisa pode continuar a perguntar tanto por aqui quanto por email para poder te ajudar melhor!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  103. parabens!! Você é muito talentosa,continue assim
    Beatriz

    ResponderExcluir
  104. Oi Beatriz!!!
    muitíssimo obrigada!!!
    adorei!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  105. amei é saia, que tecido vc usou? porque deu uma caida legal.bjos. Ricleia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricleia!!!!Obrigada!!!!
      usei crepe!!!no próprio texto do post eu falo inclusive a metragem!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  106. Bruna. amei a saia....mais eu nao sei comprar o tecido. vc lembra qtos metros de tecido comprou pra fazer essa saia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      usei 3 metros!!!!coloquei no texto do post!!!
      bjim!!!!

      Excluir
  107. adorei seu site, e como você ensina, to no começo de um curso de corte e costura, to adorando sempre quis fazer.
    amo saia longas tenho uma de onça tbm, quero fazer uma preta... bjo at mais

    ResponderExcluir
  108. nossa amei o site muito bom, amo saia longa, to no começo de um curso de corte e costura estou amando pois sempre quis fazer... parabens pois você explica muito bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ticiana!!!
      que bom que vc começou o curso e está se inspirando aqui!!!
      amei saber disso!!!continue fime e forte!!!
      q bom saber que minhas explicações estão sendo bem entendidas!!!
      muito obrigada!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  109. Oooi!Adorei a saia!
    Mas tenho um crepe acetinado em preto, vou fazer com ele mesmo!!
    Depois vou ver se rola uma de animal print!Bj

    ResponderExcluir
  110. Oi Bruna gostei muito do seu blog!
    Gostaria de saber se dá pra fazer essa saia com 2m de tecido?
    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!!!
      dá sim!!! o único detalhe é que ela nao ficará tão longa como esta!!!
      Bjim

      Excluir
    2. Eu fiz uma com duas alturas (2,20 mt) e ficou bem linda!!!

      Excluir
    3. ai que ótimo!!!
      eu fiz a minha usando 3mts pq tenho 1.68m de altura, mas esqueço que
      dependendo o tamanho de cada pessoa e tbém da altura que cada um quer a saia, dá pra fazer de vários tamanhos!!!!
      bjim!!!

      Excluir
  111. Linda, Perfeita...Vou fazer uma pra mim essa semana.

    Bjaoooooooooo

    ResponderExcluir
  112. Ooi estou com uma duvida cruel!!!!!!
    Se o tecido for XADREZ!!??
    Posso proceder da mesma forma com o molde??
    Ou não é tão complicado quanto parece!?
    Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  113. oi eu queria umas dicas para fazer uma saia longa só que eu queria com elastico no cós, eu queria saber quanto que tem que ter na cintura, e eu pretendo fazer a minha saia com tecido de paete. tens algumas dicas pra me dar? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      fazer com elástico no cós é bem mais fácil!!!!
      é só vc virar o cós para dentro fazendo um tunel por onde vc passará o elástico ou vc poderá costurar o elástico direto no cós da saia com ponto zigue-zague e esticando ele enquanto costura e virando-o para o avesso e arrematando. Como é o elástico que irá segurar a saia na sua cintura, aí vc nao precisa se preocupar em deixar o tamanho da cintura certinho como na explicação do post, pode deixar a cintura com tamanho maior, que o elástico fará o ajuste. é só vc medir o elástico na sua cintura esticando-o e vendo de acordo com a elasticidade que vc acha confortável.
      ah......esse modelo de saia godê feita no paetê deve ficar um pouco pesadinha!!!vc pode optar por fazer no modelo de saia reta!!!!ou escolher tecidos de paetê mais leves ou então fazer um modelo de saia godê mais curta!!!!
      espero ter ajudado!!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  114. Nossa! Fiquei encantada...
    Nunca fiz curso de costura, mas já me aventurei em algumas roupas ( algumas depois de pronta foram direto para o fundo da gaveta, outras são minhas queridinhas!!!) Adorei suas informações, seu pap...
    Vi que sua máquina é a normal ( deve ter um termo específico) e não vi overlok. Este tecido de poliester costurou bem? Fico sempre em dúvida sobre qual tecido a singer pret-à-porter consegue costurar.
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bib!!!
      ah....que legal!!! adorei saber!!!
      continue se aventurando!!!hehehe
      minha máquina é caseira ou doméstica como o pessoal costuma dizer!!!rs....
      não comprei máquina industrial!!! eu usava uma overlock doméstica e como ela estava me dando muito trabalho por eu a usar muito, acabei dando pra minha irmã que usa, mas não tanto como eu, pq estou de olho numa overlock semi industrial!!!por enquanto estou sem nenhuma pra me quebrar o galho!!!buááá...rs.....mas espero adquirir uma logo pq já está me fazendo muita falta pra fazer acabamentos!!!
      o tecido costurou bem viu!!!! tem uns mais fininhos que ainda não me aventurei e o jeans que diz que pode ser costurado nela tbém não arrisquei!!!
      tente achar o manual!!!
      entra no google e digita manual e o nome da sua máquina que vc vai achar o arquivo em PDF pra baixar!!!
      aí lá fala tudo a respeito da sua máquina, vc tbém pode digitar o nome dela no youtube q vc consegue ver se tem vídeos falando sobre ela!!!!
      muito obrigada!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  115. Muuuito linda :D
    adorei. vc tem talento! daqui a algum tempo quero estar assim também! hahaha comecei um curso de corte e costura.. vamos ver no que dá :)

    mas parabéns! ficou maravilhosa!
    continue assim que vc vai longe..
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patti!!!
      imagina, mas adorei!!!
      claro!!!mande vê no curso hein!!!hehehe
      muitíssimo obrigada!!!
      amei o elogio!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  116. Oi bruna.. vou fazer uma saia como a sua.. adorei o PAP.. e tava lendo seus coments e vi q vc voce cortou 2 vezes no tecido(2 costuras nas laterais). se dobrar o tecido pra deixar uma costura nas costas dá certo tbm, com esse calculo do pí? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia!!!
      Para fazer a saia godê simples vc terá que fazer dessa forma mesmo pq senão dá errado.
      No livro explica que tanto o papel quanto o tecido devem ficar abertos
      isso é de acordo com a tamanho da roda do tecido, por isso é dessa forma!!!
      então é assim:
      saia 1/4 de godê - A cintura será dividida por 3,14(π) e multiplicar por 2 - Cintura : 3,14 x 2 = Raio AB
      cortar papel e tecido abertos!!!

      saia 2/4 godê - A cintura será dividida por 6,28 que é o dobro de 3,14(π) e multiplicar por 2.
      Cintura : 6,28 x 2 = Raio AB
      Dobrar tanto papel quanto tecido ao meio. iniciando na borda do papel ou do tecido a partir de uma linha reta

      saia 3/4 de godê - A cintura será dividida por 9,42 que é o triplo de 3,14(π) e multiplicar por 2.
      Cintura : 9,42 x 2 = Raio AB
      A construção do molde da saia 3/4 de godê é a mesma da saia 4/4 de godê ou godê completo, desprezando 1/4 e utilizando os 3/4 restantes!!!

      saia 4/4 de godê / godê completo - A cintura será dividida por 12,56 que é o quadruplo de 3,14(π) e multiplicar por 2.
      Cintura : 12,56 x 2 = Raio AB
      A construção do molde dessa saia é iniciada no centro do papel. Para a modelagem e o corte tanto o papel como o tecido devem estar dobrados em duas ou quatro vezes!!!
      então é isso Nádia!!!!
      espero ter ajudado!!!!

      Excluir
  117. ah, eskeci de perguntar, vc tem 1,68m.. e qual a altura q ficou sua saia pronta? eu medi em mim, deu 1m (sem as sobras de costura).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso Nádia!!!tenho 1.68 de altura!!!
      a minha saia ficou com 1.16m, mas o comprimento é o que vc deseja que sua saia tenha
      desde um babadinho de 10 cm para colocar numa blusa e fazer um babado tipo o peplum ou o tamanho escolhido para uma saia longa, medindo o comprimento da sua cintura até os pés!!!

      Bjim

      Excluir
  118. Oi Bruna,
    Adorei essa saia mto linda parabens!estou tentando fazer uma mais deu errado nao entendi, acho q errei no molde, até teve uma menina que ja fez essa pergunta mas continuei nao entendendo hehehe, pois aquele molde do seu livro e só pra parte da frente ou tem q dividi-lo no meio. Se for só pra um lado ficou muito o grande o meu..
    Espero que tenha entendido minha pergunta.. obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, respondi essa pergunta hoje para a Nádia!!!
      olhe se é essa a sua dúvida????
      eu imagino que sim!!!
      Obrigada
      Bjim

      Excluir
  119. oi bruna adorei sua saia parabens!
    Entao estou com uma duvida pois esse molde serve apenas pra um lado ? depois eu teria que cortar outra vez pro outro lado? ... O meu calculo deu 57,3, mas quando fiz o molde ele cobre meu corpo todo...
    ja vi que uma menina fez essa pergunta mas continuei nao entendendo.. heheheh
    bj obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu calculo deu 57,3...então sua cintura é 90
      90:3,14x2=57,3
      aí vc corta tanto o papel quanto o tecido aberto!!!
      1 frente e 1 costas!!!
      fazendo uma costura em cada lateral
      espero ter ajudado!!!bjim!!!

      Excluir
  120. NOssa amei seu blog . vc é muito linda
    a saia ficou perfeitaaa...
    so tenho uma pquena duvida sera
    que ficaria bom ne um tecido verde-agua
    bon ameii amii o blog bejo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada!!!pelo elogio e por ter gostado tanto do blog!!fico muito feliz em saber disso!!!
      nossa, ficará linda uma saia nessa cor!!!!!pode fazer!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  121. Lindaaaa simplismente me ajudou demais com a minha furutra saia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei!!!
      fico feliz em saber disso!!!
      depois quero ver!!!
      qualquer coisa, se vc tiver facebook, entra no meu grupo. Lá vc posta fotos das peças que faz, tem acesso a vários PAPs da internet que os membros e até vc pode postar. Além de aprender vc também poderá ajudar quem precisa de orientação:

      https://www.facebook.com/groups/404678749555736/

      Bjim!!!

      Excluir
  122. Amei demais...
    Peguei seu passo-a-passo para fazer uma no final de semana..
    Quem sabe num fica lindo que neim a sua?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wania!!!
      q ótimo!!! faça mesmo!!!
      depois quero ver hein???
      depois entre no grupo do facebook e fique à vontade para publicar peças feitas por vc!!!
      tirar dúvidas suas e de integrantes do grupo!!! Além de aprender com muitos PAPs da internet que são publicados pelos membros!!!

      https://www.facebook.com/groups/404678749555736/

      Muitooo obrigada!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  123. Oi, adorei essa saia, quero fazer uma preta e queria saber em relação ao molde do cós. Como faço? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisella!!!
      muito obrigada!!!
      então, vc faz o molde do cós copiando a parte de cima da saia!!!vc coloca a largura que desejar, geralmente de 3 a 4cm e mais 2cm para costura!!!
      nesse caso cortar 1x com o tecido dobrado e em viés assim como a saia!!!
      espero ter ajudado!!!
      bjim!!!

      Excluir
  124. Olá, adorei a sai. Quero fazer uma preta e queria saber do cós. Como faço para fazer um molde dessa parte? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisella!!!
      muito obrigada!!!
      então, vc faz o molde do cós copiando a parte de cima da saia!!!vc coloca a largura que desejar, geralmente de 3 a 4cm e mais 2cm para costura!!!
      nesse caso cortar 1x com o tecido dobrado e em viés assim como a saia!!!
      espero ter ajudado!!!
      bjim!!!

      Excluir
  125. OLÁ,
    ADOREI A EXPLIOCAÇÃO.

    VOU FAZER... ( VÁRIAS).KKKK
    ESTE DESENHO DE MOLDE É JÁ DA SAIA INTEIRA COSTURADA NA LATERAL?

    BEIJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!
      faça mesmo!!!fica linda!!!
      isso, costurada nas laterais!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  126. adorei a explicação.

    vou fazer várias...kkk

    este desenho de molde já é da saia inteira com uma costura?

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!
      faça mesmo!!!fica linda!!!
      isso, costurada nas laterais!!!
      Bjim!!

      Excluir
  127. Parabéns, a saia ficou linda e, a explicação passo a passo, excelente!!!!

    ResponderExcluir
  128. to passando rapidinho mas voltarei logo por aqui amo costura é tudo muito novo nesta areá pra mim bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!
      volte mesmo!!!
      será sempre bem vinda!!!
      novo, mas logo, logo vc se familiariza com a costura!!
      Bjim!!!

      Excluir
  129. Respostas
    1. Verifica se está passada corretamente e se a tensão também está correta!!!
      bjim!!!

      Excluir
  130. Hello Bruna , adoro seu BLOG qual é o nome desse livro , que voce tirou a primeira foto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!!!
      muito obrigada!!!
      foi do livro MIB. Olhe nesse link o livro: http://www.lojademodelagem.com/p/livro-mib.html
      Bjim!!!

      Excluir
  131. Caraca que arraso! To louca pra fazer um curso de corte e costura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!
      ah...se é o que vc quer, faça mesmo!!!vc vai amar!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  132. Olá Bruna amei o pap da sai, parabéns divulguei seu blog no meu se você não concordar entendo e retiro. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!!!!
      muito obrigada!!!!
      Valeu!!!
      adorei saber disso!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  133. Keep on workіng, great job!

    Αlsο vіsit my ѕіte amenajari exterioare

    ResponderExcluir
  134. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  135. Oi Bruna, super tudo sua Saia. Quero fazer uma p mim com essa estampa mesmo porem,curta. Mas fiquei c uma duvida imensa, como se mede o cós? bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!!!
      muito obrigada!!!
      então, vc irá usar a cintura do molde da própria saia para fazer o cós
      vc criará um molde de cós copiando em outro papel a cintura do molde da saia e descendo de 4 até 6 cm para baixo da cintura mais ou menos, pois a largura do cós vc quem escolhe, não esquecendo de colocar margem para costura.
      Espero ter ajudado!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  136. olá adorei seu blog
    tenho uma formatura pra ir dá minha irmã
    e quero fazer uma saia longa de cetim
    eu só não entendi se corta o tecido dobrado ou duas parte?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!!!
      de acordo com as informações da página do livro que publiquei nessa postagem: Para a modelagem e o corte o papel e o tecido devem estar abertos, ou seja: sem dobrar ok???
      Faça e arrase!!!
      muito obrigada!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  137. Ficou lindaaa! Antes de você cortar você dobrou o tecido ao meio ou cortou com ele aberto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!
      de acordo com as informações da página do livro que publiquei nessa postagem: Para a modelagem e o corte o papel e o tecido devem estar abertos, ou seja: sem dobrar ok???
      Bjim!!!

      Excluir
  138. Adorei a sai!!!
    lindisssima!
    vou fazer uma para mim!
    já mexo com ajustes em roupa aluguel!
    adorei suas dicas mas tenho duas duvidas
    vc mede a cintura e faz os cálculos ate ai tudo bem
    mas depois na hora te costurar não fica apertado?
    vc deixa alguns cm pra costurar?
    e a respeito de quanto comprar de tecido vou fazer uma saia com mais ou menos 96 cm quanto tenho q comprar de tecido? vou fazer a saia de crepe ou ceda!

    bjusss

    Yndiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yndiara!!!
      muitíssimo obrigada!!!
      Na hora de cortar eu já deixo márgem de costura, de 1 a 2 cm dependendo.
      com esse tamanho acredito que 2,50m dê!!!!
      qualquer coisa, se vc quiser um valor bem exato mesmo, vc pode dizer para o vendedor de tecido medir em vc que eles costumam dizer mais certinho, pois a largura do tecido interfere um pouco no angulo da saia.
      Bjim!!!

      Excluir
  139. Oi Bruna, hoje eu fiz uma saia, deste modelo pra minha filha, só que tive um probleminha, na hora de costurar o cós interno ele ficou torcido, como faço pra corrigir este defeito.
    A saia realmente é muito bonita e até facil de fazer.
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se vc não está puxando muito o cós na hora de costurar, me parece mesmo um problema causado pela máquina de costura que pela modelagem.
      Bjim!!!

      Excluir
  140. Oi Bruna,adorei a sua saia, eu fiz uma pra minha filha, mas o cós fico torcido, gostaria que vc me ajudasse, como eu faço para que o cós não fique torcido.
    Desde já agradeço, gosto muito das suas postagens!
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se vc não está puxando muito o cós na hora de costurar, me parece mesmo um problema causado pela máquina de costura que pela modelagem.
      Bjim!!!

      Excluir
  141. oi bruna gostaria de saber sobre o livro MIB se ele é bom no que pode me ajudar qual seu conteúdo ,gostaria de comprar mas tenho medo de comprar gato por lebre,se puder me responder agradeço bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleonice!!!
      Ele foi material utilizado na faculdade e eu gostei!!!
      Ele tem tabelas de medidas masculina, feminina e infantil a partir de 2 anos.
      ensina como tirar as medidas e a construir os moldes básicos e a transformá-los e adaptá-los para vc fazer outras peças a partir dos moldes básicos.
      Bom, agora cada um gosta de um método diferente, pode ser que vc não goste dele, mas se quer conhecer mais o conteúdo entre no site MIB http://www.modelagemmib.com/
      tem mais postagens da própria autora ela pode tirar muito de suas dúvidas a respeito dos livros, conteúdos, pois só tenho 1 e teve edições atualizadas!!!!
      Ah...uma dica: antes de de vc comprá-lo, algumas livrarias, principalmente as grandes livrarias não se importam de abrir um exemplar para vc folhear e conhecer o conteúdo do livro, eu faço isso quando não conheço o livro e tenho interesse pelo conteúdo dele!!!! Tente fazer isso e se tiver alguma dúvida específica sobre algum assunto dele pode me perguntar que assim que possível responderei!!!!
      Bjim

      Excluir

Fico muito feliz quando você comenta!!!
Mesmo sem conta você pode comentar!!!
Basta clicar na opção anônimo e depois colocar o nome no começo ou no final do corpo da mensagem!!!
:*