Translate

27 de março de 2011

Passo a passo do vestido de paetê

Mais um passo a passo!!!!!.
fiz este vestido com uma modelagem de um vestido simples que eu tenho.  Vale usar também uma regata e prolongar para fazer o vestido ou usar um vestido de modelagem simples para o molde. 
Use a imaginação!!!!
Depois do couro e da falsa pele, uma das tendências que mais gostei nesse inverno foi o brilho dos paetês/ou lantejoulas. Foi muito usado no final da década de 70 e começo de 80. 
Foi usado em estações passadas, está sendo usado nesse verão e continua neste inverno!!!!
A maioria das grandes marcas estão com várias opcões de brilho. A Ellus que o diga, está com sua coleção recheada de paetês.

Para brilhar também vale o lurex e o lamê!!!
Brilhe neste inverno!!!

Então vamos lá.........
Materiais: Usei 1.30m de malha paetizada, 1.30m de cetim com strech para forro e
Agulha e linha para malha.

Moldes:


Coloquei os moldes nos tecidos dobrados. Cortei formando peças inteiras de frente e costas tanto no tecido principal quanto no forro.


Obs: Mas o meu tecido por ter 1.40m de largura e uns 10cm a menos de bordado do paetê, não deu pra fazer o molde das costas inteiro no tecido principal, porque ficava faltando um pedaço da barra. Aí cortei cada parte das costas separadas e juntei as costas do tecido com uma costura no centro das costas como mostram os riscos em vermelho abaixo. O molde das costas do forro dava para ficar inteiro, mas como deu diferença na hora de costurar o separei também. 
Portanto se isso não acontecer. Não era pra acontecer.   Pule para a próxima etapa.


Coloquei frente sobre as costas tanto do tecido quanto do forro e costurei as laterais, assim como mostram os riscos em vermelho da imagem abaixo.
Como minha máquina overlock está desregulada, passei costura zig zag utilizando a máquina caseira em toda a volta da peça, tanto do  tecido quanto do forro, para não desfiar.


Aqui deixei o tecido principal virado do avesso e o forro virado do direito e coloquei o forro dentro do tecido principal e ficou direito do tecido principal com direito do forro. Assim como mostram as imagens

Depois costurei como mostra as indicações da imagem abaixo.
Está parecendo que está desigual, mas foi porque desvirei muito rápido pra tirar a foto e nem tinha percebido!!!rs.....

Escolhi uma das aberturas dos ombros para passar toda a peça para desvirá-la

1- Peça desvirada. 2 - Passei a mão pelo avesso entre forro e tecido até encontrar a abertura do ombro de um lado das costas. 3 - Peguei o ombro da frente correspondente a esse lado e puxei para o avesso. Fiz o mesmo com o outro ombro 4 - Costurei para fechar os ombros.
Depois desvirei.

Fiz os pespontos no decote e nas cavas, contornando-os.

Não fiz a barra, pois ví que não tinha necessidade. Achei bonito o efeito do paetê.


Prontinhooooooooooo!!!!!!!!!
olha eu com meu vestidinho!!!!



Até o próximo post!!!
Bjim!!!!

79 comentários:

  1. AMO LATEJOLAS!!!ACHO QUE A ROUPA FICA MUITO CHIC,
    MUITO LINDO.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. :O QUE LINDO!!!!!!!!!!!
    Paetês estão suuuuper em alta, grandes grifes estão apostando nele!! Muito lindo *-*
    Beijos,

    meninamarlld.blgospot.com

    ResponderExcluir
  3. ARRASOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU!!!!!!!!!!!!!!!

    CAROL

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ana Paula, Rayanna e Carol!!!!Adorei os comentários!!!!!!
    Um excelente domingão para vcs!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ain que lindo, gostei mt!!!!

    Beijos!!!

    Maravilhosa semana!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna!
    Primeiro quero agradecer pela carinhosa visita!
    Parabens por todo seu talento, amei tudo o que vi por aqui!!! Esse vestido ficou MARAVILHOSO!!!
    Ja me add como seguidora.
    Beijos e uma semana repleta de prosperidades!!!
    Elaine
    Blog Pe de Chinelo

    ResponderExcluir
  7. Muitíssimo obrigada chará!!!!!Maravilhosa semana pra tí tbém!!!!
    Obrigada tbém a vc Elaine do blog pé de chinelo!!!!!por ter gostado e por me seguir!!!! Muita prosperidade para tí tbém!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei seu vestido de paetê, ficou lindoo

    beijinhos

    http://criando-e-contornandoformas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. fantastic dress!! and you are so pretty :)

    ResponderExcluir
  10. nossa parece ser facil fazer mas depois de pronto ficou perfeito adorei.Vou esperar sua visitinha depois viu, seja bem vinda ao meu cantinho.
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................ simara
    http://plantaodabeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Thank you Handmade clothes!!!!!!!!!
    e obrigada Simara pelo comentário!!!!!!já deixei recadinho no seu blog
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá flor :D
    muuito obrigada por me seguir :]
    Já estou te seguindo também *-*
    adoorei as dicas para fazer o vestido, agora tenho ver se eu tenho coragem para fazer um, não sou muito boa para costurar hehe
    Bjinhos, boa noite ;@
    http://omundodasgurias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi chará do blog: O mundo das gurias!!!!!muito obrigada por ter gostado do blog, pelo comentário e por me seguir!!!!!
    Bjim!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna!
    Brigadinha pela visita!!!
    Que invejinha de saber costurar!!!
    Já estou te seguindo!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tatty!!!!!!
    obrigada!!!!!!
    nao sei muito, mas o pouco que eu sei já dá pra fazer um tantinho bom de coisa!!!!!!rs......
    quero aprimorar cada vez mais e o blog vai me ajudar com certeza a ter o compromisso comigo e com quem me acompanha ou me segue e q tbém está aprendendo ou que gosta de tudo isso que eu gosto!!!!!!
    Valeu!!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  16. eu nem tento fazer essas coisas sou muito desajeitada. aehauehuaheue

    já estou seguindo o blog, passa lá tb ;)
    http://mimosnecessarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Miracélia!!!!
    obrigada por me seguir!!!!
    nao tem segredo não!!!! no começo a gente se atrapalha, mas depois com as técnicas e com persistência vai pegando o jeito!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Bruna seu vestido ficou lindo!E o passo a passo também, fica mais facil de entender com as fotos.
    beijão
    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  19. AMEI o vestido e o post, as fotos e a explicação passo a passo de como fazer foi ótimo. Obrigada por nos seguir e estamos fazendo o mesmo (:
    Bjs e parabéns pelo ÓTIMO blog.

    http://canseideserdiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada Yas e Dri!!!!!!!
    adorei o comentário!!!!!e agradeço por me seguir!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Aiiii, modelagem e costura são coisas que me rendem pesadelos noturnos!! :O
    (Sério, eu já sonhei com uma overlock gigante correndo atrás de mim!! Mais um semestre, e eu iria precisar de um psicólogo!)

    Mas o vestido ficou muito, muuuito lindo! Parabéns! :D
    Minhas modelagens até funcionam, mas sou péssima costureira! :(

    Amei seu blog! suas ilustrações são tão fofas! ^^
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  22. Nossa fiquei de cara agora que fofura você! Você mostrou passo-a-passo, tudinho, tudinho. E ficou lindo demais *-* Parabéns por saber dividir seus conhecimentos e fazer várias meninas felizes \o


    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Ally!!!já deixei recadinho no seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  24. Obrigadas a vcs meninas do blog: que esmalte eu uso hoje!!!!
    adorei o comentário!!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ah amiga, não consegui fazer uma saia com esse tecido. É muito ruim de costurar... até estraguei. =/

    ResponderExcluir
  26. Oi Jane!!!
    tenho que concordar contigo. Ele é meio chatinho mesmo, para cortar, para costurar e quando a gente vai usar, se a parte do paetê ficar pegando na pele, arranha!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  27. Qual o preço do metro do tecido de paete?

    ResponderExcluir
  28. Oi Rafaella!!!
    Esse que eu comprei, na época o metro estava R$75,00reais mais ou menos.
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, seu vestido ficou lindo, gostaria de saber que tipo de agulha posso usar para costurar paête, pois as que eu utilizei quebraram na hora de costurar, desde já agradeço!!!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  30. Oi Ana!!!
    muito obrigada!!!!
    eu usei agulha recomendada para malha ponta bola, mas use o maior numero disponível que vc encontrar, pois usei numeros menores dessa agulha e quebraram!!!
    use a numero 11 ou 14 se vc encontrar numero maior é melhor!!!
    nao gostei de costurar o paetê, é bem chatinho!!!
    no mais agradeço pela visita e comentário!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  31. Oiii amei o seu vestido, ficou lindo! Adoro costurar e estou querendo fazer uma saia de paete, mas não sei se posso costurar na maquina caseira ou na overlock semi-industrial, não perigo de quebrar a maquina? E que agulha eu uso? Se você puder me ajudar ficarei muito feliz, obrigada. Ana.

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana!!!
    muito obrigada!!!
    pode costurar na máquina caseira sim!!!
    eu usei agulha para malha numero 14 mas se vc encontrar numero maior, melhor ainda pq se for numero menor, ela quebra muito!!!
    agora em relação a costurar na overlock semi industrial, eu acredito que nao tenha problema, mas qualquer coisa, olha no manual ou ligue para a empresa que te vendeu e tire suas dúvidas!!!
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  33. Guria,
    adorei suas orientações... vc é sensacional e o vestido é lindooooo.

    ResponderExcluir
  34. muito obrigada!!!
    adorei o comentário!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Olha gostei mt..to qrendo fazer um vestido com paetês pra mim,mas to com medo de ficar quebrando agulha,como você costurou?? quebrou agulha??

    ResponderExcluir
  36. Oi Anny!!!!
    muito obrigada!!!
    eu respondi algumas perguntas parecidas nas respostas acima.
    Usei linha e agulha para malha. No começo usei agulha numero 11, mas quebrava muito, depois comprei agulha para malha numero 14, mas se vc conseguir encontrar numero maior é melhor, para evitar que quebre e também é bom vc costurar devagar ajeitando bem as partes que serão costuradas para facilitar a costura.
    Agradeço pela visita e comentário!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  37. BOM DIA BRUNA!
    VOCÊ MANDA MUITO BEM NA COSTURA E É MUITO CRIATIVA.
    PARABÉNS SEUS MODELITOS ESTÃO LINDOS!
    BEIJOS JOSINHA!

    ResponderExcluir
  38. BOM DIA BRUNA!
    VOCÊ MANDA MUITO BEM NA COSTURA E É MUITO CRIATIVA.
    PARABÉNS SEUS MODELITOS ESTÃO LINDOS!
    BEIJOS JOSINHA!

    ResponderExcluir
  39. Oi Josinha!!!!
    tudo jóia e com vc????
    muito obrigada!!!!
    Bjim!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Oi Bruna,fuxicando na net encontrei teu blog.Adorei,tem tudo a ver comigo.Não sou formada em moda.me formei em Pedagogia e lecionei anos.Até que criei coragem e larguei tudo para fazer o que amo,costurar e criar modelos,principalmente de festas.Da uma olhadinha no meu blog,acho que você vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Oi Marley!!!
    muito obrigada!!!
    óh q legal!!!!é isso aí né, fazer o que gosta é tudo de bom mesmo!!!
    com certeza!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  42. parabens muito lindo o vestido

    eh uma pena eu nao consegui achar o vestido todo bordado de paetê

    ResponderExcluir
  43. Oi Gaby!!!
    muito obrigada!!!!
    Eu vejo algumas lojas com vestido todo bordado em paetê, mas costumam ser carinhos!!!!Se vc achar o tecido vc pode pedir para uma costureira fazer que dependendo o modelo sai bem em conta!!!Agora se vc já sabe costurar, fica melhor ainda!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  44. Amei tudo que vc postou ate agora! parabens...mas me tire uma GRANDE duvida:vc u sou agulha e linha para malha,porem nao consegui,quebra tudo!!! como faço? existe agulha propia???bjus

    ResponderExcluir
  45. Amei tudo que vc postou ate agora! parabens...mas me tire uma GRANDE duvida:vc u sou agulha e linha para malha,porem nao consegui,quebra tudo!!! como faço? existe agulha propia???bjus

    ResponderExcluir
  46. Oi Marli.....
    usei agulha e linha para malha, mas a numeração da agulha foi a maior numeração que encontrei disponível no armarinho e costurei com todo cuidado pq senao quebra mesmo!!!!
    muitíssimo obrigada!!!
    Bjim!!!!

    ResponderExcluir
  47. Adorei! Foi a primeira vez que entrei no site e já fiquei fã. Vou tentar fazer.

    Sonia Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia!!!
      muitíssimo obrigada!!!
      fico felicíssima em saber disso!!!
      tente sim!!!!
      Bjim!!!!!

      Excluir
  48. Olá Bruna! Já trabalhei como estilista durante uns 10 anos... hoje sou advogada.
    Na época que desenhava moda incrivelmente não sabia costurar, mas sempre me saí bem. Depois que aprendi a costurar, adorei. Hoje tirei algumas dúvidas com vc...
    e lembrei com saudades do meu início, era bem jovem como vc e não tinha nenhum curso, só talento,modéstia à parte...rsrs. Desejo que vc siga carreira, pois és talentosa. Obrigada pelas dicas e que Deus te abençoe. Beijos. OBS: O modelito
    (bem simples, pois o tecido já é tudo)ficou muito bem em vc, passou uma imagem de bom gosto: não marcou, é jovem e discreto. Ficou linda!

    ResponderExcluir
  49. Olá, Bruna! Navegando pela net, encontrei vc e tirei algumas dúvidas... Comecei aos 18 anos como desenhista de moda, atuei durante uns 10 anos, na época não costurava nem tinha curso na área, mas me saía muito bem, modéstia à parte.Hoje,apesar de já ter curso técnico de moda e saber costurar, mudei de ramo, sou advogada, mas ainda sonho em fazer um curso superior de moda. Desejo que invista no teu talento e sigas em frente. Que Deus te abençoe! OBS: O modelito (bem básico pois o tecido já diz tudo) ficou muito bem em vc: não marcou, jovem e discreto:LINDA! Jany figurinista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jany!!!
      Muitíssimo obrigada!!!
      fico feliz demais em ser elogiada por alguém que já teve muitos anos de carreira na área de moda e que se saiu muito bem!!!!só não entendi pq vc quis mudar de ramo!!!.....imagino que seja pq vc tbém deve gostar dessa área!!!Ah.....mas faça mesmo o curso superior pq vc que já tem conhecimento, vai se sair bem melhor do que quando a gente entra no curso sem ter experiência alguma!!!
      acho que se eu nao fizesse algum curso de moda, eu faria algum curso na área de estética ou no último caso de gastronomia que são áreas que me identifico tbém!!!hehehe
      mas pretendo continuar........
      Obrigada mais uma vez!!!!!......Adorei o comentário!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  50. sou fã das suas criações. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitíssimo obrigada Aline!!!
      como é bom saber disso!!!
      logo logo retornarei!!!aguarde!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  51. que tipo de agulha uso para a costura de paetes todas que eu uso nao aguenta .

    ResponderExcluir
  52. que tipo de agulha uso para a costura de paetes todas que eu uso nao aguenta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sebastião!!!
      usei agulha para malha numero 14 a numero 11 quebrou muito!!!
      agora se vc achar número maior é melhor ainda!!!!e tem que costurar com cuidado!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  53. Bruna , acha que uma pessoa que não tem nenhum contato com custura, como é o meu caso , conseguiria fazer esse vestido? pq pelo jeito qe você descreve aqui no blog parece ser simples pra fazer, estou com medo de comprar as coisas e não conseguir fazer tão lindo quanto o seu, o que você acha ? BY : BRENDA

    ResponderExcluir
  54. Oi Brenda!!!
    vc não tem nenhuma noção????
    olha só eu nao sei te dizer isso vai depender da sua compreensão mesmo!!!
    tem horas que a gente se surpreende e pode ser seu caso!!!
    pode ser que vc tire de letra!!!!
    olha só, tem um link de uma menina que eu gosto muito dos vídeos dela, em que ela ensina muita coisa simples de fazer!!!
    acho que pode te ajudar!!!
    No link do vídeo que postarei abaixo dessa mensagem se vc conseguir entender mais ou menos como ela fez e achar fácil esse de paetê é parecido!!!
    só não é igual porque o forro do meu é costurado no tecido principal, mas vc pode fazer assim como o do vídeo que dá certo tbém!!! O avesso do tecido de paetê é muito áspero por conta das linhas do bordado!!!então tem que usar algo por baixo!!!

    esse é o link: http://www.youtube.com/watch?v=MmJmBmi32fg&feature=g-all-u

    depois me diga o que achou!!!!
    Bjim!!!!
    se vc achar

    ResponderExcluir
  55. Oiii Bruna, é a Bruna! Adoreiii!!!!!!!!!!!
    vou manter contato pra ter dicas :)

    ResponderExcluir
  56. menina este vertido de paetê caiu como uma luva,pois quero fazer um tomara que caia.e você e dez

    ResponderExcluir
  57. menina este vertido de paetê caiu como uma luva,pois quero fazer um tomara que caia.e você e dez

    ResponderExcluir
  58. Oi Ingra!!!
    pois é....ficou ótimo mesmo!!!
    faça mesmo e depois vem me contar como ficou!!!
    muitooo obrigada!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  59. Ameiii esse vestido flor!
    Tenho um casamento pra ir mês que vêm e to doida com um vestido assim!
    Vc faz pra vender?
    Bjim
    se possivel responda pro e-mail:

    carla_mosso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada Carla!!!
      flor vai ficar linda com um assim, pq ele é maravilhoso mesmo!!!
      mas infelizmente ainda não estou fazendo nada por encomenda por enquanto, pois estou cuidando da minha bebê e da minha casa e não ando com tempo pra assumir esse compromisso no momento, só eu sei o sufoco que é para eu fazer PAPs aqui para o blog!!!mas futuramente pretendo sim!!!!
      Bjim!!!!

      Excluir
  60. Ola, boa tarde! eu tento fazer coisas com tecidos de paetes, mas a agulhas quebram o tempo todo. Qual agulha vc utilizou? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      eu usei agulha recomendada para malha ponta bola, mas use o maior numero disponível que vc encontrar, pois usei numeros menores dessa agulha e quebraram!!!
      use a numero 11 ou 14 se vc encontrar numero maior é melhor!!! e tem que costurar devagar!!!

      Bjim!!!

      Excluir
  61. Omg! todo esse tempo procurando essas dicas, e achei tudinho aki no seu blog! brgd! *-*

    mas nesse modelo ,vc não falou como fez o corte no papel.. =/
    quanto mais ou menos vc pagou por cada tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não falei sobre como fiz a modelagem!!!
      peguei a modelagem de um molde pronto, foi mesmo o PAP mais da costura!!!
      e o tecido de paetê custou por volta de R$97 o cetim em torno de R$14,90
      muito obrigada!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  62. Oii queria muitoo que voce ensinasse a faze camisa social transparente larguinhas feminina com bolso na frente grande.
    brigada ;)

    ResponderExcluir
  63. eu também estou doida pra fazer!!!
    o problema é minha falta de tempo!!!
    estou tendo tempo mesmo só pra fazer as roupinhas de mesversário da minha filhinha!!!!
    mas vou colocar na lista pra fazer assim que der!!!
    Agradeço!!!
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  64. GENTE DO CÉU ESTE É O MELHOR BLOG QUE JA VI ATE HOJE..SUPER , HIPER EXPLICADINHO, NOTA 10....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine!!!
      fico muito feliz em saber disso viu!!!
      Adorei o elogio!!!
      Valeu!!!
      Bjim!!!

      Excluir
  65. Olá Bruna, tudo bem?

    Achei lindo seu vestido sem contar a simplicidade de fazer, principalmente com suas dicas. Gostaria de saber se ele é feito a mão (no caso a parte de paetê) ou máquina. Se for na máquina de costura, tem alguma agulha especial?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      ele é feito na máquina mesmo com agulha para malha com o numero mais alto que vc conseguir encontrar, para não quebrar!!!
      bjim!!!

      Excluir

Fico muito feliz quando você comenta!!!
Mesmo sem conta você pode comentar!!!
Basta clicar na opção anônimo e depois colocar o nome no começo ou no final do corpo da mensagem!!!
:*